Dicas e truques!

1.Recheios e Efeitos

Ao acrescentar ervas, flores ou frutas no sabonete dê preferência às desidratadas.


Antes de colocar brinquedos ou outros objectos dentro do sabonete verifique se eles não possuem algum orifício.  Se houver, os mesmos poderão favorecer a formação de bolhas durante o processo de secagem da glicerina.
No caso de brinquedos, prefira os de borracha ou plástico.
Se usar flores de tecido, lembre-se que elas devem estar bem limpas.  Se necessário, lave-as e deixe secar bem antes de utilizá-las.

2. Moldes

Os moldes devem estar sempre bem limpos, livres de resíduos e secos.  Nunca use produtos oleoso.
Para que a superfície do sabonete fique lisa e uniforme, use somente moldes de silicone, borracha ou plástico.  O molde deve ser de material flexível para a perfeita retirada do produto.

3. A Glicerina

Para facilitar a retirada da película que se forma na superfície da glicerina derretida, ao retirá-la do lume borrife-a com álcool.
Tenha em conta a boa qualidade dos produtos utilizados e verifique principalmente  se eles se encontram dentro do prazo de validade.
A glicerina transparente tende a criar uma nata maior após o derretimento. Use o Bastão de vidro (ou espátula, colher de plástico, palito descartável de madeira) para afastá-la na colocação do molde.
Nunca deixe a glicerina ferver durante o processo de derretimento, pois isso favorece a formação de bolhas e também faz com que a essência evapore,
Reserve formas de formatos pequenos para aproveitar as sobras das misturas e faça saches.
No início, trabalhe com no máximo de 400 g de base, para facilitar o trabalho.
Nunca utilize vasilhame de vidro para derreter ou colocar a glicerina derretida, pois depois de pronto o sabonete irá transpirar alterando a qualidade do produto.
Nunca use recipientes de alumínio ou com teflon na preparação do sabonete.  Estes materiais soltam resíduos  que alteram o resultado final. Use sempre panelas esmaltadas.
Evite ao máximo mexer na base enquanto ela estiver a derreter, para não provocar bolhas de ar.
Embale o sabonete com filme plástico 2 horas depois de desenformado.  Se for embalar no dia seguinte, cubra-o com um tecido de algodão ou papel absorvente – para evitar que crie gotículas.


MATERIAL BÁSICO

Glicerina transparente
Glicerina branca
Corante para sabonete das cores que desejar
Borrifador para o álcool
álcool
Panela esmaltada, com bico de preferência para fogão ou 1 jarrinha de plástico de 1 litro
Bastão de plástico, ou de vidro, ou aqueles palitos para churrasco de MADEIRA
Forma de acetato ou forma de silicone para sabonete
Papel filme
Essências para sabonete