Dúvidas


Qual a razão para o sabonete “transpirar” ou cristalizar?
Existem alguns fatores que originam estes resultados. A glicerina contém uma propriedade que acaba por ser um defeito, ou seja, ela tende a absorver a humidade que existe no ar, e por isso forma as tais gotinhas no sabonete. Para evitar este inconveniente, deve-se usar glicerina de boa qualidade. Outra razão é deixar a glicerina ferver, neste caso as partículas comprimem-se e poderão repelir alguma propriedade existente, e por último, ao derreter a glicerina em banho-maria, o vapor “entra” na glicerina, prejudicando o processo de solidificação, originando estes resultados.


Podemos derreter a glicerina no micro-ondas?

Nunca se deve derreter a glicerina no micro-ondas, porque a desidrata, ou seja, ao ferver de dentro para fora, o elemento vai perdendo o grau de humidade, é por isso que quando abrimos a porta do micro-ondas, muitas vezes sentimos a evaporação, isso é a parte hidratada do produto.
Ao se derreter a glicerina no micro-ondas, o sabonete ficará opaco e seco após algum tempo.


Qual a melhor forma de derreter a glicerina?
Eu recomendo o fogão tradicional , pois tende a derreter da melhor forma a glicerina, concentrando o calor no fundo do recipiente. Quando se retira a glicerina da fonte de calor, assim que estiver derretida, não se forma a tal evaporação, ou seja, a sua hidratação mantém-se.


Qual a razão para o sabonete ficar mole?
Isso acontece porque se derrete pouca quantidade de glicerina e ao  acrescentar demasiados elementos, vai concerteza abalar a estrutura da base e o sabonete não endurecerá.


Podemos derreter o sabonete mais de uma vez?
Sim, podemos fazê-lo várias vezes desde que se utilize uma base de glicerina de boa qualidade e não a deixar ferver. Pode-se levar a glicerina ao lume quantas vezes forem necessárias, desde que se respeite este dois aspectos.